Análise crítica da cobertura – 27/08/2012

De acordo com o que estamos discutindo em sala de aula, mais especificamente na aula de Jornalismo Político, farei uma breve análise da cobertura política nos principais jornais de Minas Gerais e do Brasil, no dia 27 de agosto de 2012.

De acordo com Wolf ¹ (1999), a noticiabilidade é constituída pelo conjunto de regras exigidas dos acontecimentos, para se transformarem em notícias. Isso revela porque determinados nomes na disputa à sucessão municipal, bem como determinados fatos, tornaram-se notícia.

Durante essa breve análise, pude perceber algumas regras que constituem a noticiabilidade. Entre essas, posso citar: o nível hierárquico dos envolvidos no fato, o impacto sobre as pessoas e a quantidade de pessoas envolvidas no fato.

Estado de Minas

Assim como todos os outros jornais, o jornal Estado de Minas criou um anexo especial no caderno de política, dedicado apenas as eleições municipais. Neste anexo, os candidatos a prefeitura de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT) possuem o maior destaque.

A matéria com o candidato Márcio Lacerda ocupa a parte superior do jornal impresso. No site do jornal Estado de Minas o título da matéria que possui o maior destaque é “Lacerda avalia que Aécio tem o mesmo poder de Lula para transferir votos”. A segunda matéria de maior destaque é a matéria sobre o candidato Patrus Ananias, cujo título é “Patrus critica a ‘pouca experiência política’ de Lacerda”. Outros temas que estão em destaque no anexo especial sobre a campanha política são as alterações no horário da campanha política na TV e no rádio e uma matéria que denuncia os gabinetes de vereadores que viraram comitês eleitorais na capital.

O Tempo

Na capa do jornal de domingo, O Tempo divulgou os dados de uma pesquisa eleitoral realizada pelo DataTempo, na qual o candidato a reeleição, Márcio Lacerda, aparecia com 20 pontos de vantagem sobre o candidato Patrus Ananias. A manchete era “ Lacerda segura a liderança”.

Nesta segunda-feira, 27/08, o jornal também destacou as eleições municipais na capa, mas desta vez a manchete era: “ União paga até 95% de grandes obras da capital”. A matéria fala sobre as grandes obras que estão sendo feitas em Belo Horizonte e afirma que os recursos, vindos do governo federal, continuarão beneficiando a capital, independente do resultado das eleições.

Os candidatos a prefeitura de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT) possuem o maior destaque nas matérias sobre eleições municipais. Sobre os outros candidatos, o jornal mostra a agenda de campanha política.

Hoje em Dia

No jornal Hoje em Dia desta segunda-feira,  no caderno dedicado as eleições, a matéria com maior destaque fala sobre uma “troca de farpas” entre os dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, tendo como pano de fundo a relação do governo federal com a administração municipal. Marcio Lacerda (PSB) atacou a falta de recursos do Planalto para a área habitacional, enquanto Patrus Ananias acusou o adversário de utilizar “de forma vigorosa” a máquina pública na campanha pela reeleição.

As outras matérias são referentes às campanhas políticas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A fotografia com maior destaque é a do atual prefeito e candidato a reeleição, Márcio Lacerda, junto com o senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o atual governador do estado, Antônio Augusto Anastasia.

Folha de São Paulo

A Folha de São Paulo, no caderno dedicado as eleições, as campanhas políticas com maior destaque são as das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Nesta segunda-feira, a matéria principal sobre as eleições municipais de Belo Horizonte tem como fonte apenas o candidato Patrus Ananias (PT). O título da matéria é “ ‘Ele optou pelo PSDB’, diz Patrus sobre rompimento de aliança com prefeito de BH”.

O jornal também destaca a forte presença de Lula na campanha eleitoral de Patrus Ananias.

O Globo

O jornal O Globo, no caderno dedicado as eleições, as campanhas políticas com maior destaque são as das cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Nesta segunda-feira, a matéria principal sobre as eleições municipais de Belo Horizonte destaca a presença do ex-presidente Lula na campanha do candidato Patrus Ananias (PT). O título da matéria é “Patrus Ananias diz que sua campanha não depende do apoio de Lula”.

¹ WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

Ana Luiza Perdigão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s