Análise crítica da cobertura eleitoral – 28/08/2012

Jornal Hoje em Dia

No impresso dessa terça-feira, 28, o jornal  Hoje em Dia apresentou os ataques políticos entre os candidatos à prefeitura de BH. O candidato e atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) X Patrus Ananias (PT).  O espaço de uma página reservado pelo jornal para tratar o tema das eleições municipais de BH propiciou espaço igual aos candidatos em seu caderno de política.  A reportagem apresenta acusações mútuas dos candidatos quanto a suas campanhas eleitorais. Patrus Ananias acusa Lacerda de utilizar a máquina pública em sua campanha de reeleição, enquanto Márcio Lacerda criticou a falta de recursos do Planalto para a área habitacional. A matéria lembrou que existe a diferença de 20 pontos percentuais nas intenções de voto, com Márcio Lacerda em primeiro lugar nas pesquisas.  A reportagem cedeu em sua maioria espaço para políticos atuantes no estado, porém relatou que o candidato Márcio Lacerda foi abordado por manifestantes que questionaram sobre sua promessa eleitoral em 2008, de entregar 10 mil casas, no entanto só foram entregues 500. Lacerda rebateu a crítica, afirmando que 6 mil casas foram entregues, e até o fim deste ano serão 7 mil e 500 casas entregues, e novamente culpou a falta de apoio do governo federal para a conclusão do projeto.

Os aliados políticos dos candidatos a prefeitura promoveram mais ataques partidários. O jornal ao ceder tanto espaço para brigas de bases aliadas e oposicionistas, não se preocupou em apresentar propostas dos candidatos à prefeitura da capital, o que é prejudicial na formação do leitor, e eleitor.

Jornal O Tempo

Uma pequena chamada de Capa foi utilizada para chamar atenção do leitor sobre as eleições. O enfoque do jornal foi em torno de acusações recíprocas dos candidatos Patrus Ananias (PT) e Márcio Lacerda (PSB). Patrus acusou Lacerda de usar a máquina pública em benefício de sua campanha, e de se “esconder” atrás da imagem do senador Aécio Neves.  Foi notório a indisposição do jornal com o candidato Márcio Lacerda, que teve espaço no jornal inferior ao do petista Patrus Ananias.

Jornal Folha de São Paulo

O jornal apresenta durante o período das eleições um caderno especial sobre o tema, e busca prestar ao leitor uma cobertura nacional, essa ampla abordagem se revela ineficiente, tendo em vista que apenas acontecimentos da região sudeste do país é de fato noticiada. A relevância da presidente Dilma, e o ex presidente Lula nas decisões dos eleitores também foi apontada no caderno.

Jornal O Globo

O impresso fez uma abordagem pobre sobre o tema das eleições, priorizando sua manchete de capa ao julgamento do mensalão, e em sua primeira página não houve nem mesmo uma pequena chamada de sobre as eleições. No entanto o jornal, em seu caderno país se referiu a força da imagem da presidente Dilma na escolha do eleitor pelo seu candidato. Em outra reportagem o jornal destacou a importância e credibilidade do ex presidente Lula no horário eleitoral, dando atenção ao apoio de Lula ao candidato a prefeitura de Recife.  A matéria do Globo cita ainda, a declaração do candidato a prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT), que afirma que sua campanha é independente da imagem de Lula, apesar da importância do apoio do ex presidente.

Jornal Estado de Minas

O jornal Estado de Minas não deu muito destaque as eleições em sua primeira página, apenas uma pequena chamada. No entanto o jornal disponibilizou a cada um dos dois principais candidatos a eleição à prefeitura de BH, uma página voltada a seus objetivos e planos de campanha, as matérias também tiveram espaço para as críticas mútuas dos candidatos.

Renata Diniz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s