Análise do dia 02/09

ESTADO DE MINAS

  • Versão impressa:

Edição impressa do jornal não dá destaque de capa a nenhum dos candidatos a prefeito da cidade. Mesmo sendo o dia em que o jornal possui mais público, optou-se por não noticiar nem mesmo nada relacionado a agenda dos candidatos no dia anterior. (clique na imagem para ampliar)

  • Versão digital:

A capa da versão digital do jornal dá destaque à agenda dos candidatos na manhã de domingo. A foto é de um evento do atual prefeito e candidato a reeleição, Marcio Lacerda (PSB). Conclui-se que publicação não se preocupou em dar o mesmo espaço às duas principais candidaturas na capa. (clique na imagem para ampliar)

A matéria em questão apresenta a agenda da manhã de domingo do candidato Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT), respectivamente e com fotos de ambos, do mesmo tamanho. Os demais candidatos não são citados. Imagina-se que o critério utilizado para ordenar os candidatos na matéria seja o das pesquisas eleitoras, que por sua vez, apontam Lacerda na dianteira. Vanessa Portugal (PSTU), Tadeu Martins (PPL), Pepê (PCO), Maria da Consolacão (PSOL) e Alfredo Flister (PHS) não possuem intenção de votos superior a 5%.

O TEMPO

  • Versão impressa:

A versão impressa do jornal O Tempo optou por não dar destaque a nenhuma informação sobre as eleições municipais em Belo Horizonte. Existe apenas uma chamada para uma pesquisa eleitoral de Santa Luzia. (clique na imagem para ampliar)

  • Versão digital:

Novamente, o destaque é dado para as eleições de Santa Luzia. Em seguida, é dada relevância à agenda dos principais candidatos em Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT) e Marcio Lacerda (PSB), respectivamente. Nota-se que a publicação não utiliza do mesmo critério de ordenação dos candidatos que Estado de Minas, sendo, portanto, desconhecido o mesmo. Abaixo, duas notícias dão espaço aos chamados ‘candidatos nanicos’, que possuem tal denominação pela aparição pouco expressiva nas pesquisas eleitorais. Ambas informam o público sobre estratégias utilizadas pelos partidos, menos favorecidos financeiramente e no espaço de rádio e TV. (clique na imagem para ampliar)

HOJE EM DIA

  • Versão impressa:

O jornal em questão é o único a dar espaço às eleições municipais em BH na edição de domingo.  A chamada, abaixo da manchete, faz referência a uma  ‘guerra de padrinhos’ que acontece no cenário político da capital. Após o ex-presidente Lula ter atacado a campanha de Marcio Lacerda (PSB) em comício favorável à campanha de Patrus Ananias (PT), o senador Aecio Neves (PSDB) a defende e, por sua vez, rebate a crítica citando o Mensalão, que coloca no banco de réus alguns nomes ligados ao ex-presidente. A matéria repercurte outra anterior, que cobria o comício de Ananias.

  • Versão digital:

Na capa do site na internet, nenhum destaque às eleições. Na editoria de política, também nenhum destaque. A matéria sobre a réplica de Aécio à Lula é colocada entre as mais acessadas. (clique na imagem para ampliar)

O Globo Folha de S. Paulo não destacam nenhuma informação em suas edições impressas ou digitais sobre as eleições municipais em BH neste domingo.

Por: Marcel Beghini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s