Análise crítica da cobertura política no domingo pós-feriado

Após o feriado prolongado, os principais  jornais de Minas Gerais cobriram de forma pulverizada e sutil as eleições,  em Belo Horizonte. Hoje, 09 de setembro de 2012, não saiu nenhuma manchete nas capas dos jornais referente ao processo eleitoral em BH. Apesar da agenda agitada dos principais candidatos à Prefeitura da Cidade, no feriadão, o domingo contou com matérias sem muito destaque.

No “ Jornal dos Mineiros, como se auto-intitula, o Estado de Minas não apresentou manchete na capa principal de hoje. Já na editoria especial de “ Eleições 2012”, no site, saíram três notícias referentes aos principais candidatos à Prefeitura de BH, Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT). Ambos cumpriram agendas cheias e fizeram o corpo a corpo em importantes regiões.  Para fortalecer o contato com os eleitores, Patrus Ananias (PT)  esteve presente na região do Barreiro. Logo ao lado, na cidade vizinha de Ibirité, Marcio Lacerda buscou votos de eleitores da capital que moram no local. No Domingo, Patrus fechou o fim de semana com visita ao Mercado Distrital do Cruzeiro e o Lacerda reservou o dia para gravação de programas eleitorais.

O jornal Hoje em Dias, também, noticiou a visita de Lacerda e Patrus a região do Barreiro. Segundo o jornal, em busca dos votos dos mais de 214 mil eleitores do Barreiro, os dois principais candidatos a prefeito de Belo Horizonte realizaram ato de campanha na região no sábado (8).

 E para quem falou em nacionalização da campanha em BH, parece que o fato virou tendência. Os candidatos à Prefeitura de Contagem também entraram na moda. Ademir lucas (PSDB) conta com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB). Já o candidato do PT, deputado estadual Durval Ângelo, deve contar com a ex-ministra Marina Silva em seu palanque. Mas para fechar a grande tendência de nacionalização de campanhas Outro nome de peso que deve reforçar a disputa em Contagem é o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que apoia o candidato do PCdoB, deputado Carlin Moura. A matéria do Jornal Hoje em Dia ilustrou de modo claro e sem rodeios o caminho das eleições ao redores de BH.

 

O jornal “O tempo” de hoje também não traz manchete em sua capa. No site, uma matéria falando  sobre os discursos adotados por Lacerda e Patrus, fala da jogada mirabolante e de apelo emocional que ambos utilizam para angariar votos na capital Mineira.” Falar da paixão pela cidade, exaltar o que foi feito durante o mandato e dizer que teve ideias pioneiras. Ressaltar a característica de “sensibilidade social” e, no slogan, incluir a palavra “coração”. Todas as ações citadas são estratégias de discursos para atingir o eleitor usadas tanto por Marcio Lacerda (PSB), quanto por Patrus Ananias (PT) – os dois principais candidatos na corrida à Prefeitura de Belo Horizonte”.

A Folha de São Paulo e O globo como já esperado não fizeram nenhuma referência as eleições de BH, nesse domingo. O noticiário da Folha ficou direcionado para os estados de São Paulo e algumas referências ao Rio de Janeiro. Na mesma linha com o foco no eixo Rio-São Paulo, o jornal O Globo também não fez alusão as eleições em BH, nesse domingo (09/09).

Dayse Santos

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s