Análise de Segunda-Feira 10/09

A recuperação e a revitalização da lagoa da Pampulha fez parte da pauta de discussão de hoje, 10 de setembro, dos principais candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT) e Márcio Lacerda (PSB), no Jornal O tempo (online). As propostas de ambos os candidatos são bem semelhantes e as mesmas contam no programa de governo de cada. Segundo o jornal, se as propostas são semelhantes, elas também são antigas, pelo menos é o que os moradores da região ouvem em período eleitoral. Enquanto Lacerda quer expandir a região da Pampulha, prometendo investir na construção de hotéis, Patrus promete preservar a Pampulha por fazer parte do patrimônio histórico de Belo Horizonte. Apesar das propostas serem semelhantes, os candidatos se divergem quando se trata da verticalização da região. O socialista afirma que não há processo de verticalização na Pampulha, já o petista relata que há sim um processo de verticalização naquela região, no que acaba dificultando a circulação do ar.

Enquanto isso, no Jornal Hoje em Dia, o que foi noticiado sem muito enfoque, são as estratégias de campanha dos principais candidatos que afirmam continuar no mesmo perfil divulgado nessas duas ultimas semanas. Patrus (PT) atacando e Lacerda (PSB) com seu discurso de que não cairá na baixaria do PT. E agora, resta saber se os eleitores vão se convencer de um discurso no qual o candidato petista diz fazer mais por uma BH progredindo com mais rapidez e crescimento ou no discurso do socialista que afirma continuar expandindo a cidade através de políticas públicas. Quem esteve à frente dos ataques de Patrus Ananias (PT) a respeito da copa 2012 e do Mercado Distrital do Cruzeiro para defender seu “peixe”, foi o candidato à vice do Lacerda, Délio Malheiros (PV), rebatendo as críticas do adversário. No geral, os jornais não têm noticiado tanto a respeito dos outros quatro candidatos: Alfredo Flister (PHS), Maria da Consolação (PSOL), Pedro Paulo “Pepê” (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU).
Foram publicadas nesta segunda-feira no Jornal Estado de Minas, as armas que os principais candidatos estão disputando através dos planos de governo junto a intensificação aos ataques para desmoralizar os discursos. Enquanto Patrus (PT) desqualifica o governo do Lacerda, o candidato à reeleição rebate que não prometerá coisas impossíveis de serem realizadas. Os ataques tem sido semelhantes, porém o diferencial está no tom em que as críticas são lançadas, seja através de jingles, seja em rádio, TV, o fato é que os adversários tem se emprenhado cada vez mais para desmentir propostas apresentadas pela oposição. A desconstrução de argumentos está sendo o alvo de ambos os concorrentes.

Porém os candidatos não deixaram de cumprir seus compromissos de campanha eleitoral nesta segunda-feira. Alfredo Fliester (PHS) se reuniu com apoiadores no bairro Padre Eustáquio. Pepê (PCO) participou de uma assembleia com trabalhadores dos correios. Vanessa Portugal (PSTU) visitou escolas em Venda Nova, a candidata Maria da Consolação (PSOL) gravou programa eleitoral. Tadeu Martins (PPL) fez caminhada no centro e se reuniu com lideranças de bairros na sede do partido. Márcio Lacerda (PSB) se encontrou com profissionais com profissionais da área da estética. E Patrus Ananias (PT) fez carreata em Venda Nova. Essas são as estratégias que os devidos candidatos têm usado para convencer eleitores do seu devido merecimento para ser administrador de Belo Horizonte.

Rebeca Rosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s