Análise da cobertura das eleições – 16 de Setembro

Neste domingo, 16 de setembro, os principais veículos impressos de Belo Horizonte (Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo) não levaram a cobertura das  eleições 2012 para a capa das publicações.

No Jornal Estado de Minas (versão impressa), o caderno de Política deu destaque à comemoração de Márcio Lacerda (PSB) pelo resultado das pesquisas de intenção de voto, que apontam vantagem de 13,4% de Lacerda em relação ao segundo colocado na disputa, o candidato Patrus Ananias (PT), que obteve 30,8% das intenções de voto dos eleitores contra 44,3% de Márcio. Patrus diz apostar na força da militância para reverter a situação.

Na versão online do Estado de Minas, destaque para o resultado das pesquisas, assim como na versão impressa, com o conteúdo sintetizado.

 Versão impressa digitalizada – Jornal Estado de Minas – Caderno de Política

Versão Online – Jornal Estado de Minas

O Jornal Hoje em Dia (impresso e online) também deu grande destaque ao candidato a prefeito Márcio Lacerda, apresentando em sua versão impressa uma reportagem de duas capas, afirmando a aposta de Lacerda nas realizações de sua gestão e abordando as proposições do atual prefeito para a capital mineira, em caso de reeleição.

As propostas destacadas foram o aumento do alcance da Coleta Seletiva, a criação de uma secretaria para prevenção social da violência e o investimento em moradias e na qualificação profissional de jovens. As propostas foram analisadas por especialistas de cada área, que fizeram críticas equilibradas ao programa de governo apresentado.

Além das propostas de Lacerda, o caderno de política também apresentou o aumento da tensão entre os candidatos Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT), destacando a acusação feita pelo atual prefeito ao candidato do PT, ao chamá-lo de “mentiroso” e o silêncio de Patrus após a declaração de Lacerda.

Outro fato abordado foi a suspeita de privilégio concedido a alguns candidatos a vereador que apoiam os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Um dos exemplos dos supostos beneficiados foi Pedro Patrus, filho do candidato Patrus Ananias.

Na versão online, o conteúdo, baseado na versão impressa, foi condensado.

Versão impressa digitalizada – Jornal Hoje em Dia – política – p. 1 e 2

Versão impressa digitalizada –Jornal Hoje em Dia – política – p. 3 e 4

Versão online – Jornal Hoje em Dia

O jornal O Tempo, uma publicação referente à similaridade das propostas de Patrus Ananias e Márcio Lacerda em relação aos investimentos em cultura na capital mineira. Os tópicos destacados no planejamento dos candidatos são a recriação da Secretaria Municipal de Cultura, revitalização dos centros culturais e incentivos a festivais de diversas categorias.

O programa de Patrus  tem como diferenciais itens como a implantação da Virada Cultural em BH, a exemplo de outras capitais, e a inclusão da Feira de Artesanato da Afonso Pena no patrimônio cultural de Belo Horizonte, entre outros.

Alguns dos pontos chaves da campanha de Lacerda no campo da cultura são a revitalização da Lagoinha, a exemplo da Lapa, no Rio de Janeiro, e a implantação de um roteiro cultural por cidades históricas de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado.

Versão online – Jornal O Tempo – Arte do caderno de Política

Os jornais O Globo, Folha de S. Paulo e Estadão não mencionaram as Eleições de Belo Horizonte em suas publicações.

 

Com exceção do Jornal Hoje em Dia, que cedeu maior espaço a Márcio Lacerda,  os demais veículos cederam espaço semelhante aos dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.

Os candidatos Alfredo Flinster (PHS),  Maria da Consolação (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU) e Pepê (PCO) não foram mencionados nas notícias de hoje.

Por Lídia Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s