Análise da cobertura das eleições- 17 de Setembro

Nesta segunda-feira dia 17/09, os principais veículos de comunicação de Minas Gerais (Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia) deram enfoques semelhantes à pauta de política na capital mineira. No caso das notícias do atual prefeito Márcio Lacerda, as notícias falam de quais as propostas para o governo de Belo Horizonte. Estas se baseiam, em sua maioria, na continuação do que já está sendo feito pela cidade. No caso das notícias do Patrus, a maioria fala sobre a tentativa de conseguir mais votos, principalmente na região centro-sul de Belo Horizonte.

O Tempo

Na capa do jornal há uma pequena nota sobre o que será tratado no caderno de política. A matéria diz respeito ao que a população clama, e quais as propostas dos dois principais candidatos, Márcio e Patrus. No interior do jornal, a principal matéria sobre polícia é a que foi chamada na capa. Nesta, os principais assuntos são trânsito, segurança e meio ambiente. Quando falam sobre as propostas do candidato do PSB, quem fala sobre o assunto é o próprio candidato, no caso do candidato do PT, quem dá as informações para a matéria é o vice de Patrus, Aloísio Vasconcelos, do PMDB. Durante a matéria, o nome do candidato do PT é citado poucas vezes. As propostas citadas pelo Márcio giram em torno, principalmente, do transporte público. No caso do Patrus, as propostas são mais voltadas para obras nas principais vias da zona sul. Pouco se diz sobre as demais regiões da cidade. As propostas do candidato do PT também giram em torno da especulação imobiliária e da verticalização do bairro Belvedere. Logo abaixo da matéria principal, há espaço para uma análise das propostas dos candidatos. E nessa nota, uma especialista em arquitetura e urbanismo, diz que as propostas dos candidatos sobre o assunto são inconsistentes, o que desconstrói tudo que havia sido tido na matéria em cima. Outra nota ao lado da primeira diz sobre o bairro Belvedere, o que corrobora com a proposta do candidato do PT. Do outro lado da página há espaços específicos para os dois principais candidatos a prefeitura de Belo Horizonte, Márcio e Patrus. A matéria do candidato do PSB fica com a parte mais alta da página, e consequentemente mais importante. O assunto da matéria do candidato do PT é sobre “tomar voto do rival”, não sobre suas propostas.

Estado de Minas

Na capa do jornal não há chamadas para o assunto das eleições na capital mineira. As únicas chamadas sobre o tema são as eleições de Uberlândia e o julgamento do Mensalão. Há duas matérias sobre o tema das eleições de Belo Horizonte no caderno de política. A primeira, que ocupa o alto da página é exclusiva para o candidato do PSB. Nesta o jornal tenta atrelar o prefeito a figura de “uma pessoa do povo”. Mostra todas as propostas do candidato para as regiões periféricas da capital. Eles ainda utilizam a palavra “socialista” para de referir ao candidato do Partido Socialista Brasileiro. No final da matéria ainda há um parágrafo sobre algumas alfinetas feitas pelo atual prefeito ao candidato do PT. Esse é o único momento em que o nome de Patrus é citado na matéria. A segunda reportagem sobre as eleições de Belo Horizonte, é destinada ao candidato petista. Logo no lead, o nome do atual prefeito já é citado o mesmo número de vezes que o de Patrus. A eleição em Uberlândia ocupa quase o dobro de espaço que as eleições e Belo Horizonte.

Hoje em Dia

 Na capa do jornal não há chamadas para o assunto das eleições na capital mineira. A principal matéria é sobre o Patrus. Como ontem a principal matéria foi destinada ao atual prefeito da capital mineira, o jornal de hoje deu maior enfoque ao Patrus. Foi basicamente a mesma matéria, só que desta vez com o candidato petista. A matéria falava sobre as propostas do candidato nos quesitos saúde, mobilidade urbana e educação.

As publicações em O Tempo, Estado de Minas associam a figura de Patrus à Zona Sul da cidade e a figura do Márcio às demais áreas da capital. Fica claro que ambos buscam votos onde ainda não possuem. O único que dá prioridade ao candidato do PT é o jornal Hoje em Dia, mas isso acontece em função de uma matéria exclusiva do atual prefeito no domingo. O nome dos demais candidatos à eleição de Belo Horizonte, Alfredo Flinster (PHS), Maria da Consolação (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU) e Pepê (PCO), não foram citados em nenhum dos jornais.

Postado por Letícia Gloor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s