Análise da cobertura das eleições – 18 de setembro

Nesta terça-feira dia 18/09, os principais veículos de comunicação de Minas Gerais (Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia) fizeram a cobertura de assuntos semelhantes sobre as eleições para a prefeitura de Belo Horizonte.

Estado de Minas

A capa do jornal impresso do Estado de Minas não trouxe nada relacionado aos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. No caderno de política, entretanto, o jornal deu praticamente o mesmo espaço aos dois principais candidatos da capital, Márcio Lacerda, do PSB, e Patrus Ananias, do PT.

No espaço reservado ao Patrus, meia página de jornal, o candidato acusou o seu adversário, Márcio Lacerda, de fazer uso da máquina pública durante a campanha eleitoral. Patrus se referia à publicação da Prefeitura, no último dia 12, convocando às famílias prejudicadas pelos estragos causados pela chuva, no início do ano, para receber um auxílio financeiro para cobrir os prejuízos.

Logo abaixo da matéria, porém, há um pequeno espaço de resposta para o PSB, que afirmou, em nota, que a liberação das verbas começou antes do último dia 12, informando que em julho, 1220 famílias j haviam sido beneficiadas.

Na página seguinte há também meia página destinada ao candidato Márcio Lacerda. Na matéria, o atual prefeito admite não ter cumprido algumas de suas promessas de 2008, mas divide as falhas com o PT, partido que foi aliado de Márcio na campanha passada e apoiou a candidatura do político até o primeiro semestre deste ano.

A única diferença entre os espaços foi o direito de resposta ao PSB, logo abaixo da matéria sobre o Patrus, devido as acusações do candidato petista ao atual prefeito.

Na página do jornal na internet, o candidato Márcio Lacerda ganhou destaque na capa do site. Isso porque, na data, ele participaria de um videochat. A mídia, porém, ressaltou que o candidato Patrus Ananias também concederia uma entrevista semelhante ao portal. No entanto, a data de sua participação ainda não havia sido confirmada.

O Tempo

A capa do jornal impresso do O Tempo não deu nenhum destaque à disputa pela prefeitura da capital mineira nesta terça-feira. No caderno de política, no entanto, há uma matéria falando sobre o uso da internet pelos partidos dos dois candidatos na disputa pelas eleições. O espaço é destinado a Patrus e Márcio, em conjunto, e fala da campanha virtual de cada um.

Na página seguinte, também há uma matéria sobre os dois candidatos. Essa falando sobre as metas não cumpridas pela prefeitura de Lacerda. Portanto, enquanto Patrus acusa o atual prefeito, Márcio se defende dizendo que o PT fazia parte de sua base aliada, e que, portanto, também é culpado pelas falhas na sua administração.

Na edição on-line, os dois candidatos ganharam o mesmo espaço na capa do site. Porém, as matérias em destaque são as mesmas da edição impressa.

Hoje em Dia

A capa do jornal impresso do Hoje em Dia não deu destaque a nenhum dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte nesta terça-feira. No caderno de política, por sua vez, foi designada uma página para falar ao mesmo tempo dos candidatos Patrus Ananias e Márcio Lacerda. O assunto abordado foi o mesmo das edições do dia dos outros jornais da capital: a troca de farpas entre os prefeitos em relação às falhas da administração de Márcio Lacerda. Enquanto Patrus culpa Márcio, o candidato à reeleição aponta que o PT também tem responsabilidades sobre os problemas apresentados.

A versão on-line do jornal não deu destaque a nenhum candidato.

* Imagens: Capa dos jornais impressos do dia.

Observação: Em todas as mídias, os candidatos menos expressivos, de acordo com as pesquisas, não ganharam nenhum espaço de repercussão.

Os jornais O GloboFolha de S. Paulo e Estadão não mencionaram as Eleições de Belo Horizonte em suas publicações on-line ou impressa.

Postado por Luiza Salles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s