Análise da cobertura das eleições – 19 de setembro

Nesta quarta-feira, 19 de setembro de 2012, os principais jornais de Minas Gerais não abordaram nenhuma novidade em relação a eleição para prefeito de Belo Horizonte. Os assuntos tratados foram pesquisas de intenção de voto, agenda de campanha, o apoio da presidente Dilma Rousseff e o que os candidatos pretendem fazer se forem eleitos.

ESTADO DE MINAS

Na edição do dia 19 de setembro, a capa do jornal impresso apresentou um box chamado “Chat com Lacerda”, dentro do qual se lê o título: “Vou priorizar as regiões mais pobres de BH”. O jornal afirma que Lacerda, do PSB, garantiu dar prioridade às regiões norte e nordeste e ao setor de mobilidade urbana. Lacerda teria feito as afirmações em um videochat com eleitores, organizado pelo portal do Estado de Minas, no dia anterior.

Capa do Estado de Minas

O portal Estado de Minas na internet publicou na primeira página as chamadas para uma matéria com Márcio Lacerda e para uma com Patrus Ananias, os dois principais candidatos ao cargo de prefeito de Belo Horizonte.  Ambas as chamadas para as matérias sobre os candidatos a prefeito da capital estão abaixo de uma manchete a respeito das eleições de Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais. As matérias têm mais ou menos o mesmo tamanho.

Na matéria intitulada “Em campanha, Lacerda aposta no metro”. Informa que Lacerda, se for reeleito, disse que investirá na melhoria do transito, dando destaque as obras do metro. Além disso, são dadas as mesmas informações que a capa do jornal impresso menciona.

Na mesma matéria são abordadas as eleições para governador e presidente, em 2014. São mencionados um possível apoio de Lacerda para a reeleição de Dilma Rousseff e uma candidatura de Aécio Neves ao Palácio do Planalto. Por fim, são dados os números correspondentes á última pesquisa da Vox Populi sobre as intenções de voto dos belo-horizontinos, na qual Márcio Lacerda está na frente.

Já na matéria dedicada á Patrus Ananias, candidato do PT, o título é “Indefinição sobre visita de Dilma em campanha de Patrus”. É abordada a “incompatibilidade de agendas” de Dilma e Patrus, que dificulta uma participação da presidente na campanha do candidato para a prefeitura de BH. Por enquanto, Rousseff tem contribuído na campanha com gravações para rádio e para televisão.

Também é definido para o leitor, a forma pela qual Patrus pretende continuar sua campanha, investindo em visitas ás regiões do Barreiro de Venda Nova.

Portal Estado de Minas

O TEMPO

A capa do jornal impresso não apresentou qualquer conteúdo relacionado às eleições para prefeito de Belo Horizonte.

Capa O Tempo

O portal O Tempo OnLine deu destaque para a pesquisa Vox Populi de intenções de voto para prefeito de Belo Horizonte. Com o título “Lacerda tem 44% das intenções de voto e Patrus tem 28%”, a matéria apenas informa o resultado da pesquisa. São mencionados os outros candidatos: Vanessa Portugal, Maria da Consolação, Alfredo Flister, Tadeu Martins e Pepê.

Além disso, também está na página principal a chamada para uma matéria sobre o Mensalão que se relaciona com as campanhas de Lacerda e Ananias. Aécio Neves, senador que apóia a candidatura de Márcio Lacerda, fez críticas ao PT, mencionando o escândalo, e ressaltando que Lacerda não utilizou o “mensalão” para desacreditar Patrus. A matéria ainda falou sobre a possível vinda da presidente Dilma para apoiar o candidato petista.

Portal O Tempo

HOJE EM DIA

A capa do jornal impresso não apresentou qualquer conteúdo relacionado às eleições para prefeito de Belo Horizonte.

Capa Hoje em Dia

O portal do jornal Hoje em Dia não apresentou notícias relacionadas a nenhum dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte na página principal, até o horário em que este trabalho foi feito.

O GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADO DE SÃO PAULO

Os sites e as capas dos jornais impressos O Globo, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, não mencionaram as eleições de Belo Horizonte.

Júlia Martins Velloso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s