Eleições 2012 em Belo Horizonte – 20 de setembro (quinta-feira)

Dando continuidade à análise das coberturas feitas pelos principais jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia), o foco das reportagens foi a agenda dos candidatos a prefeito no dia anterior e as propostas que surgiram nos respectivos encontros

ESTADO DE MINAS

A capa do impresso do Estado de Minas não contém qualquer informação sobre as eleições para prefeito em Belo Horizonte. A cidade que ganhou destaque, tanto na capa, quanto na página do jornal, foi Montes Claros. Na reportagem, são apresentados os resultados da pesquisa encomendada pelo próprio jornal e feita pelo Instituto MDA, mostrando que as eleições na cidade só devem ser decididas no segundo turno. A reportagem ganhou o espaço de uma página.

Sobre as eleições para prefeito na capital, o jornal dedica uma página, dividida igualmente entre os dois candidatos, com a foto de cada um. A matéria fala sobre as reuniões de ontem (19) dos candidatos e as principais propostas feitas por eles nos respectivos encontros.

O atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), se reuniu com jovens empresários e líderes de entidades setoriais como CDL, Fiemg e OAB. Dentre os tópicos abordados no encontro, o candidato à reeleição prometeu facilitar o funcionamento das pequenas e médias empresas, diminuindo a burocracia. Em uma retranca, Lacerda afirma ser possível aumentar a receita da prefeitura sem subir os impostos.

Já o candidato do PT, Patrus Ananias, participou de um debate com sócios do Minas Tênis Clube. O jornal deu destaque ao fato do candidato colocar como foco de sua campanha o desenvolvimento social vinculado ao econômico. Ele também falou sobre investimentos no esporte e sobre a Copa de 2014, que pode se tornar um incentivo a formação de novos atletas.

O jornal também dedicou uma retranca sobre a resposta do candidato do PT, falando sobre a declaração do senador Aécio Neves (PSDB) afirmando que a presidente Dilma Rousseff (PT), ao invés de comparecer à BH na campanha do colega petista, deveria se preocupar com questões de infraestrutura da cidade. Patrus rebateu alegando que a presidente participa das questões que envolvem a cidade e que sua presença seria importante não só para ele, mas para a capital.

Na capa do Estado de Minas Online (portal UAI), ambos os candidatos também ganham espaços iguais sobre suas principais atividades do dia. O candidato Patrus Ananias ganha manchete ao criticar a política de higienização feita na administração do atual prefeito e o portal também faz a divulgação sobre videochat com o petista, que acontece hoje, promovido pelo próprio portal. Na matéria, Patrus responde às perguntas dos alunos da PUC Minas, em debate ocorrido hoje, na universidade.

Já o candidato Márcio Lacerda participou de encontro com entidades representativas dos portadores de necessidades especiais e disse que pretende ampliar as unidades de acolhimento e levar o atendimento até a residência dos usuários que possuem necessidades graves ou que foram abandonados pela família. O prefeito também anunciou que o plano de governo será lançado nesta sexta-feira.

HOJE EM DIA

O jornal impresso Hoje em Dia dedicou espaços bem distribuídos nas páginas aos dois candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, incluindo foto de ambos. Na capa, nenhuma menção às eleições na capital. O título da reportagem fala sobre a defesa do candidato Patrus Ananias (PT) sobre o veto da presidente Dilma Rousseff à emenda que aumentava percentual de royalties de minério para Minas Gerais.

Sobre o candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), a reportagem fala sobre os rumores de uma suposta cartilha com críticas às ações do governo federal. Segundo informações da “Folha de S.Paulo”, a equipe de Lacerda teria preparado spots e panfletos com “13 motivos para os mineiros não votarem no PT”, que seriam entregues no próximo sábado durante a visita de Dilma a BH. Márcio Lacerda alegou desconhecimento do fato.

Além disso, o jornal fala sobre a divulgação do plano de governo e as realizações de Márcio Lacerda na PBH, que acontece amanhã. Ainda sobre o candidato a reeleição, em encontro realizado ontem, o prefeito propôs realizar encontros com lideranças empresariais da capital para discutir ações para a cidade.

No Portal Hoje em Dia não há manchetes sobre as eleições em BH na página de entrada do site, apenas na editoria de Política e, mesmo assim, sem destaque algum. Ao acessar a editoria de Política, o internauta deve buscar pelas “Mais Acessadas”, onde encontra o título “Aécio e Patrus divergem sobre os royalties do minério”. Ao clicar, é possível encontrar não somente a reportagem sobre os royalties de minério, mas toda a reportagem do impresso, inclusive sobre o candidato à reeleição, Márcio Lacerda.

O TEMPO

O jornal O Tempo impresso não da destaque às eleições belorizontinas na capa. No interior, são dedicadas duas páginas. Na primeira, a reportagem fala sobre a região leste da capital, onde se concentram as comunidades mais carentes de BH. A reportagem entrevistou moradores da região, que apontaram educação, saúde e segurança como principais demandas e maiores desafios do próximo prefeito eleito na capital.

Com base nas informações, foram ouvidos os candidatos a prefeito, que reconhecem a demanda social da região, mas apresentaram planos de ação diferentes. Patrus Ananias (PT) aposta no investimento da estrutura, principalmente com o pequeno comércio. Já o candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), aposta em obras como a construção de unidades habitacionais e abertura de ruas e becos.

Já na página seguinte, são dedicados espaços iguais aos dois candidatos, também falando sobre os encontros do dia anterior e as principais propostas levantadas. O estilo da edição é o mesmo, inclusive com os mesmos tamanhos das fotos, retrancas e espaços para o texto.

Na página de entrada do portal O Tempo Online, aparecem as manchetes sobre ambos os candidatos com destaque em “Eleições 2012”. Ao clicar, o internauta encontra o mesmo conteúdo do jornal impresso.

Postado por Maíra Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s