Eleições 2012 em Belo Horizonte – 21 de setembro (sexta-feira)

A cobertura sobre as eleições para prefeito de Belo Horizonte de hoje, 21 de setembro, nos principais jornais das cidades foi discrepante, os veículos optaram por publicar assuntos diferentes, como analisados a seguir.

ESTADO DE MINAS
A capa impressa do Jornal Estado de Minas de hoje (21), trouxe para seus leitores dois destaques sobre as eleições 2012 em Minas Gerais. Ambas localizadas na coluna esquerda do jornal, a primeira é sobre a corrida eleitoral em Pouso Alegre e tem o título “Petista no rumo da reeleição”, e logo abaixo a segunda notícia, um chat com o candidato Patrus com o titulo “Primeiro passo é melhorar transporte”, em ambas existem pequenas chamadas para a matéria dentro do jornal.

Na chamada para a matéria sobre a cidade de Pouso Alegre o jornal trouxe dados sobre a pesquisa encomendada pelo próprio jornal pelo instituto MDA e que mostra que o candidato, e atual prefeito, Agnaldo Perugi tem 44,2% das intenções de voto, contra 32% de Eneas Chiarini, ex-prefeito do PPS.
Já no box intitulado “Chat com Patrus” o Estado de Minas chama para a matéria interna com a informação de que o candidato do PT, Patrus Ananias, prometeu levar o metro para as cidades vizinhas de Riberão das Neves e Confins. Além de afirmar que é necessário facilitar a mobilidade urbana da população.

Já na capa do portal online do jornal (www.em.com.br) Marcio Lacerda ganha destaque com a manchete, “Marcio Lacerda lança plano de governo com 12 áreas prioritárias na capital” e uma foto do candidato. Nenhum outro dos seus concorrentes apareceu na capa do portal.

Na home do site existe uma aba com o nome Eleições 2012, espaço em que é possível encontrar algumas informações sobre as eleições no estado. As manchetes do espaço na data analisada foram, “Pesquisa aponta que prefeito de Pouso Alegre lidera disputa pela reeleição “Montes Claros e Janúba – Aécio faz campanha eleitoral nesta 6° feira”, “Patrus defende integração do metrô com cidades vizinhas” e “Marcio Lacerda acena com a criação de mais uma secretária”.

Ambas as matérias tiveram aproximadamente e o mesmo tamanho, a diferença foi que na de Patrus existiam vídeos referentes ao “chat” realizado com o candidato. Na matéria são abordados vários aspectos referentes à sua campanha, sobretudo transporte público e saúde. O jornal optou por encerrar a matéria com uma fala em que Patrus provoca Lacerda.

Na matéria dedicada ao candidato socialista, Marcio Lacerda, foram abordados aspectos referentes à suas promessas eleitorais, como a criação de uma secretária destinada a portadores de necessidades especiais e também um encontro do prefeito com o um grupo religioso.

O TEMPO

A capa impressa do jornal O Tempo dedicou sua principal manchete para as eleições municipais. “Diminui a diferença entre Patrus e Lacerda – Prefeito lidera com uma vantagem de 14,3% sobre o petista”, é o título do destaque e que vem acompanhado com um selo de exclusividade. A chamada para a página afirma que em pesquisa feita pelo jornal o atual prefeito se mantem na frente, enquanto Patrus avança 4,5%, a diferença em prol de Lacerda aconteceu devido aos eleitores indecisos, que recuaram 16% em comparação a ultima pesquisa.

Na capa do portal online (www.otempo.com.br), a pesquisa realizada também é o destaque principal e tem como titulo, “Lacerda permanece na ponta, mas vantagem cai cinco pontos- Socialista tem 42,5% das intenções de voto contra 28,2% do petista”. A matéria contem informações referentes às intenções de voto de todos os candidatos as eleições municipais. A matéria conta com o box “Atual gestão tem aprovação da maioria” e alguns infográficos que ilustrando os resultados da pesquisa.
Na aba Política do jornal encontra-se a seguinte matéria “Enfim, planos são lançados- Lacerda entrega o seu programa à população hoje, e Patrus, amanhã”. Além de especulações sobre o que os programas tratariam, também existe um grande infográfico em que lista os programas de governos de cada um.

Os outros concorrentes ao cargo de prefeito de BH não foram citados.

HOJE EM DIA
A capa impressa do jornal Hoje em Dia, não continha nenhuma referência as eleições municipais. Já no portal online (www.hojeemdia.com.br)  “Candidato do PSB prevê investimentos de R$ 6 bi em BH” é matéria com mais destaque. A reportagem trata de aspectos referentes ao programa de governo apresentado pelo candidato socialista nesta manhã.

Não houve nenhum outro tipo de referência aos outros concorrentes das eleições a prefeitura de Belo Horizonte.

O GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADO DE SÃO PAULO

Os sites e as capas dos jornais impressos O Globo, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, não mencionaram as eleições de Belo Horizonte.

Alana Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s