Eleições 2012 em Belo Horizonte – 22 de setembro (sábado)

A análise das eleições para a prefeitura de Belo Horizonte nos principais jornais do Estado (O Tempo, Hoje em Dia e Estado de Minas) e do país (Folha de São Paulo e O Globo)  continua. A seguir o que foi noticiado hoje, sábado 22 de setembro de 2012.

Estado de Minas

O jornal impresso Estado de Minas traz apenas duas reportagens sobre os candidatos a prefeito de Belo Horizonte neste sábado, dia 22 de setembro. A primeira delas é sobre a proposta do candidato do PT Patrus Ananias de, caso seja eleito, possibilitar à população da cidade acesso total às contas da prefeitura. Ele pretende transformar Belo Horizonte na capital número um em termos de transparência pública, disponibilizando na internet e através de outros meios tudo que a Prefeitura recebe e gasta.

A segunda matéria tratou das propostas do candidato do PSDB e atual prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda. Ele propõe que R$ 6 bilhões sejam investidos na capital nos próximos quatro anos, sendo esse valor direcionado principalmente para a questão da mobilidade. Lacerda também afirmou que as negociações e linhas de financiamento já estão praticamente todas acordadas e que falta “uma parcela relativamente pequena em relação a esse valor”. Além disso, a reportagem apresentou um box explicativo com as 12 áreas de atuação determinadas pelo prefeito em 2009 e apresentadas na tarde de ontem como destaque em sua proposta. São elas: Cidade saudável; Educação; Cidade com mobilidade; Cidade segura; Prosperidade; Modernidade; Cidade com todas as vilas vivas; Cidade compartilhada; Cidade sustentável; Cidade de todos; Cultura; Integração metropolitana.

Na página oficial do jornal na internet, as mesmas matérias são apresentadas, com destaque ao plano de governo com prioridades de Márcio Lacerda e a uma matéria de ontem, a respeito da postura de “já ganhou” do atual prefeito de Belo Horizonte.

Hoje em Dia

A capa do jornal Hoje em Dia não trouxe nada a respeito dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. Na página 4 do 1º Caderno há notinhas relacionadas a Marcio Lacerda (PSB), Patrus Ananias (PT) e Vanessa Portugal (PSTU).

Fala-se sobre a campanha do prefeito à reeleição durante o lançamento do plano de governo, que aconteceu no teatro do Icbeu e contou com a presença de funcionários da prefeitura. Na ocasião, a secretária da Regional Oeste, a ex-petista Neusa Fonseca, aplaudiu as propostas do prefeito. Sobre a campanha de Patrus, o jornal informa que há desavenças entre membros do PT. Vanessa Portugal é citada por criticar os vereadores de Belo Horizonte durante debate com os candidatos à prefeitura.

A página 6 do 1º Caderno traz uma notícia que compara ações e propostas dos dois principais candidatos. A maior parte da matéria é dedicada às propostas de Marcio Lacerda, inclusive com transcrição de duas falas grandes do prefeito. O início da matéria, porém, dá destaque às ideias de Patrus e explica a ausência do prefeito durante o debate promovido por estudantes nessa semana.

Há outras duas notícias sobre os principais candidatos. A primeira trata das prioridades do prefeito Marcio Lacerda para os próximos anos, caso seja eleito, enquanto a outra trata do da presidente Dilma Rousseff na campanha do candidato Patrus Ananias.

O site do jornal Hoje em Dia não trouxe nada de diferente da versão impressa.

O Tempo

O jornal possui uma chamada na capa para as eleições de Belo Horizonte “Lacerda prevê R$ 6 bilhões em investimento” e ainda outra informando que o candidato do PSB apresentou plano de governo e que o candidato do PT apresentaria seu plano hoje.

Na página 3 do jornal impresso a eleição em Belo Horizonte é citada na matéria “Sem o PT, PSB mostra força para conquistar mais espaço” citando o candidato e atual prefeito Marcio Lacerda (do PSB) com larga vantagem sobre seu adversário Patrus Ananias (PT). Também na página 4, o prefeito Marcio Lacerda é destaque. Seu plano de governo é o foco da matéria. Além de um quadro com seu programa de governo, há também um boxe em que a matéria informa a reação de Marcio Lacerda com o resultado da pesquisa divulgada ontem pelo Instituto DataTempo sobre as eleições. Na pesquisa, Marcio Lacerda tem 42,5% das intenções de voto, contra 28,2% de Patrus Ananias.

Na página 5, Patrus ganha destaque. A matéria informa que Patrus afirmou que se eleito irá permitir novamente o uso da praça da Estação. Em 2010, Marcio Lacerda restringiu o uso de espaços públicos em Belo Horizonte. Patrus prometeu que fará um decreto revogando o documento que impede o uso da praça. Outro ponto importante da matéria é o fato de que Marcio Lacerda não estava presente no debate ocorrido ontem no colégio Santo Agostinho. Outra informação da matéria é que hoje Patrus lançaria seu programa de governo. A ideia original era apresentar o documento com a presença da presidente Dilma Rousseff, mas com o cancelamento de sua visita o substituto será o secretário-geral da presidência Gilberto Carvalho e ainda a presença do ex-ministro Luiz Dulci e do teólogo Leonardo Boff. Patrus se mostra confiante de que irá virar, mesmo estando 14 pontos atrás de Marcio Lacerda como mostra a pesquisa DataTempo.

Na versão online do Jornal, o que existe de diferente da versão impressa é uma pequena matéria com o título “Patrus lança plano de governo em evento no Santa Tereza”. A matéria cita que o evento contou com a participação de cerca de mil pessoas e que Patrus elaborou 150 propostas para Belo Horizonte. As propostas envolvem a abertura de postos de saúde aos finais de semana e feriados, a construção de 150 UMEIs e a construção de novas linhas do metrô.

Folha de São Paulo

 

Na cobertura política da edição nacional da Folha de São Paulo, há apenas o comentário de JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE, eleitor de Belo Horizonte. Na nota, ele diz que nas pesquisas eleitorais divulgadas foi demonstrada a queda do PT em várias capitais brasileiras e que ele acredita que o mensalão é o grande culpado pelo situação.

No site da Folha, o mesmo comentário foi publicado com o título de “Mensalão influi na queda do PT em pesquisa eleitoral, diz leitor”. As outras referências a Belo Horizonte, tanto na versão impressa quanto na online do jornal são à Marcos Valério, publicitário de Belo Horizonte, envolvido no mensalão. De acordo com o jornal, os réus que estavam com Valério já estão se preparando para a condenação.

O Globo

Na versão impressa do Jornal O Globo, de sábado 22 de setembro de 2012, Rio de Janeiro, número 28.901, não houve nenhuma menção aos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

Na versão digital do Jornal O Globo, de sábado 22 de setembro de 2012, não houve nenhuma matéria sobre os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. Existe na página on-line do jornal uma seção chamada “O Globo pelo país eleições”. Nesta página os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte são citados somente e não há a mensuração da porcentagem que cada um alcançou em pesquisas.

Foram publicadas no site várias análises sobre desempenhos dos partidos em várias capitas e Belo Horizonte não recebe nenhum tipo de atenção ou menção em nenhuma delas.

por Olívia Pilar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s