Eleições 2012 – cobertura jornalística de 26 de setembro

Faltando pouco menos de duas semanas para as eleições, os principais jornais do Estado (O Tempo, Hoje em Dia e Estado de Minas) e do país (Folha de São Paulo e O Globo) trazem reportagens sobre as campanhas dos candidatos a Prefeito de Belo Horizonte. A seguir, acompanhe o que foi noticiado hoje, quarta-feira, 26 de setembro de 2012.

Estado de Minas

A versão impressa do jornal Estado de Minas apresenta apenas uma reportagem, intitulada “Márcio Lacerda na ofensiva”. Cobertura de um debate ocorrido ontem, em um colégio da região Centro-Sul, entre os candidatos a prefeito de Belo Horizonte, a matéria relata que, a onze dias das eleições, as críticas começaram a se tornar mais evidentes.

Com o tema saúde sendo o principal da discussão, Márcio Lacerda criticou pela primeira vez o mandato de seu antecessor, o ministro de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT). Ao ser acusado de não ter criado seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Lacerda afirmou que isso não estava em seu programa de governo, sendo demandado depois, e que os recursos eram insuficientes. Ele aproveitou para criticar a medida tomada por Pimentel ao fazer uma UPA na região Oeste, no final de seu governo, “a toque de caixa” e sem planejamento. Segundo o atual prefeito, isso deixou sérios problemas nas mãos do Ministério de Saúde.

Patrus voltou a atacar Marcio Lacerda durante o restante da palestra, trazendo novamente à tona a questão das seis unidades não construídas, e desqualificou a acusação do rival de que “até 30 de junho queria ser vice” em sua chapa.

Além da matéria, havia também um box com a mais recente pesquisa do Ibope: Lacerda está com 47% das intenções de voto, enquanto Patrus apresenta 30%. Votos brancos ou nulos somam 7% e 12% dos eleitores ainda estão indecisos.

Na internet, a mesma matéria aparece em destaque na seção “Eleições 2012”, sob o título de “Debate entre candidatos esquenta disputa pela PBH”.

Hoje em Dia

Não há nenhuma chamada relacionada às eleições de Belo Horizonte na página principal do site do jornal Hoje em Dia. Apesar disso, uma das notícias mais lidas do dia foi “Pesquisa Ibope aponta Lacerda com 17 pontos à frente de Patrus”, que trouxe estatísticas divulgadas ontem pela pesquisa Ibope que mantêm Marcio Lacerda bem à frente de Patrus. A pesquisa também simulou o percentual de votos dos dois principais candidatos no segundo turno. Marcio Lacerda venceria com 48% dos votos válidos, enquanto Patrus receberia 33% dos votos. Brancos e nulos somariam 7% e 12% dos eleitores não saberiam em quem votar. A matéria trouxe ainda um gráfico com dados estatísticos de março a setembro de 2012 ilustrando a preferência dos eleitores pela reeleição de Lacerda.

A versão impressa do jornal trouxe na capa uma chamada para o resultado da pesquisa Ibope, divulgado ontem, sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte. Com o título “Ibope: estagnação na briga pela Prefeitura de Belo Horizonte”, a matéria é praticamente a mesma que foi publicada no site. A única diferença é que na versão online foi colocada uma foto de cada candidato e na versão impressa há um box sobre a expectativa de que até a próxima sexta-feira sejam divulgados os resultados de mais pesquisas

A editoria “Cenário Político”, no 1º Caderno, trouxe duas notinhas relacionadas ao debate com os candidatos realizado ontem, dia 25 de setembro, no Colégio Marista, na zona sul da capital. Cada um de um lado do portão, os cabos eleitorais petistas e socialistas cantaram músicas provocadoras e trocaram insultos.

Folha de São Paulo

No dia 26 de setembro nem a versão impressa, nem a versão online da Folha de São Paulo apresentou notícias sobre a eleição em Belo Horizonte. Nos últimos cinco dias, analisando o jornal, pude perceber que apesar de ser de circulação nacional, o enfoque das notícias fica em São Paulo e a parte política se concentra mais em Brasília.

Jornal O Globo

Nas edições tanto on-line do Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, quanto impressa nenhuma menção à nenhum candidato à eleição de Belo Horizonte foi feita hoje.

Há aproximadamente uma semana e meia para as eleições outros estados e cidades possuem espaço no jornal com notícias atualizadas sobre a eleição local. Belo Horizonte continua fora deste perímetro de abrangência.

O Tempo

Na capa do jornal há uma grande manchete informando que IBOPE lançou dados revelando que a distância de Márcio Lacerda para Patrus aumentou. O atual prefeito subiu de 44% para 47% de intenções de voto. Já o petista Patrus Ananias aparece com os mesmos 30% já constatados anteriormente.

A candidata do PSTU apresenta 2% da intenção de voto. Maria da Consolação do PSOL aparece nas pesquisa atingindo a marca de 1%.Os candidatos Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins(PPL) não pontuaram.

Os votos brancos e nulos somaram 8%, já os indecisos atingiram 12%. Márcio Lacerda e Patrus apresentaram o mesmo índice de rejeição, 17%. O instituto ouviu 805 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais.

 

A matéria “Próximo prefeito terá oposição”, mostra uma mudança no cenário político da cidade. No texto existe a afirmação confirmando que a Câmara Municipal deve apresentar uma configuração diferente já que, segundo a matéria, uma base opositora está tomando forma em Belo Horizonte. Desde 2008, o Executivo municipal não tem enfrentado resistência dos parlamentares belo-horizontinos já que a formação da Câmara foi majoritariamente a favor da situação. Na época da configuração, PT, PSB e PSDB estavam, juntos em um mesmo bloco, que contava com a participação, formal ou informal, de 18 dos 20 partidos que tiveram representação na Câmara.

 

Na versão online não há nenhuma matéria diferente da impressa.

por Lívia Magalhães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s