Cobertura da Maria da Consolação e Vanessa Portugal

Análise sobre a cobertura dos principais jornais mineiros quanto as candidatas a prefeitura de BH Maria da Consolação (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU).

Perfil das candidatas analisadas: 

Maria da Consolação (PSOL/ PCB): Consolação é professora da Rede Municipal de Belo Horizonte e da Faculdade de Educação da UEMG. Foi diretora nacional da CUT, diretora estadual do Sind-UTE/MG e diretora do Sind-Rede BH. Participou ativamente da fundação da Marcha Mundial de Mulheres no Brasil. Tem sido convidada pelos debates televisivos. Segundo pesquisa do DataFolha de hoje (27) possui 1% das intenções de votos.

Vanessa Portugal (PSTU): Trabalha como professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e de Betim (MG), e também atua como diretora do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de BH. Apesar de estar em terceiro lugar nas eleições e já ter alcançado até 8% das intenções dos votos, não tem sido convidada para os debates televisivos por não haver obrigatoriedade das empresas televisivas chamarem candidatos de partidos sem representação parlamentar. Segundo a pesquisa do DataFolha, atualmente possui 3% dos votos.

Perfil dos Jornais Analisados:

Estado de Minas: Jornal mais tradicional de Minas Gerais. Para parâmetro, o EM tem formato standard, 9 páginas são dedicados a política, (dessas, no dia em questão, 2 folhas tinham mais da metade do espaço com anúncios).

O Tempo: Jornal entre o popular e o tradicional, formato tabloide  9 páginas dedicadas à política, (sendo uma delas com ¼ de propaganda e outra com metade ocupada com anuncio).

Hoje em Dia: Jornal que oscila entre popular e tradicional, formato tabloide. 7 páginas são dedicadas à política, (sendo uma com mais da metade ocupada com propaganda).

27/09/2012

Estado de Minas: Maria da Consolação e Vanessa Portugal só foram citadas em uma pequena matéria (1/5 de uma folha esquerda) em que era dito que elas haviam participado do debate feito na UFMG. Mas na matéria só foram citadas falas e propostas apresentadas pelo Patrus (PT).

O Tempo: As candidatas a prefeitura de Belo Horizonte tiveram suas agendas divulgadas no espaço onde  o jornal tem dedicado diariamente a essa função.Há uma entrevista de meia página com Maria da Consolação onde ela responde a 6 perguntas relativas a sua visão sobre os dois principais candidatos, expectativa da candidatura e propostas para diversas áreas.

Hoje em Dia: Não há menção a nenhuma das candidatas.

Conclusão: O Estados de Minas abordou mais as questões nacionais e cobriu somente os dois candidatos a frente nas pesquisas. O Jornal O Tempo foi o mais democrático, demonstrando alguma preocupação em mostrar todos candidatos da cidade na Agenda e na Mini-entrevista. Porém em matéria sobre as ocupações urbanas e os candidatos, só mostrou Marcio Lacerda (PSB) e Patrus (PT), os dois mais votados, apesar de Vanessa Portugal e Maria da Consolação estarem intimamente envolvidas com as ocupações. O jornal Hoje em Dia ignorou as candidatas, só mostrando os dois principais candidatos, enquanto gastou ¼ de folha com a foto do Agnaldo Timóteo e uma folha inteira da editoria de política com assuntos triviais.

Por Luiza Diniz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s