Reportagem sobre eleições em Betim – Esquema de compra de votos Carlaile

Candidato à prefeitura de Betim é flagrado em escândalo eleitoral

A Justiça Eleitoral apreendeu vinte e cinco volumes de documentos relacionados à campanha do candidato a prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa.  Entre os papeis, estavam contratos de prestação de serviços e de aluguel de veículos utilizados em sua candidatura. O pedido de busca e apreensão foi determinado por Maurício Torres Soares, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG).

No mês passado, uma matéria na revista Época mostrava o envolvimento do candidato tucano em um esquema de possível compra de votos. A denúncia veio após imagens de câmeras escondidas que flagravam Carlaile chegando a um bairro pobre de Betim. Logo depois disso, uma de suas correligionárias  foi vista oferecendo a quantia de R$280,00 a carroceiros em troca de apoio político ao postulante à prefeitura da cidade.

A repercussão do escândalo ocorrido chegou a todo o Brasil através das mídias impressas, revelado pelas páginas da revista Época em matéria principal, e depois tomando proporções agigantadas pelas estações de rádio e mídias eletrônicas, tanto presente nas redes sociais quanto nas edições online dos jornais tradicionais.

Para tentar diminuir o impacto que o vídeo poderia atingir, na mesma semana de explosão do escândalo, a Coligação Betim Melhor divulgou uma nota assinada por Mauro Reis, coordenador de campanha de Carlaile Pedrosa, afirmando que estava ciente da divulgação de um vídeo sem procedência e alertando sobre a atitude ilícita que tinha o intuito de induzir a imprensa e a Justiça Eleitoral ao erro. Reis ainda afirmou que o material foi editado pelo coordenador da campanha da candidata Maria do Carmo Lara (PT), Renato Siqueira.

Há pouco tempo das eleições, um levantamento do Instituto DataTempo revela que Carlaile lidera a disputa pela prefeitura de Betim com quase 60% das intenções de voto.

Autoras: Juliana Mizrahy, Lívia Magalhães e Raissa Yelena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s