Sobre a não-aliança entre Psol, PCB e PSTU

Apesar das propostas, assumidamente, similares de PSOL-PCB e PSTU, os partidos não se uniram em uma frente de esquerda nas eleições este ano.

Vanessa Portugal, candidata do PSTU a prefeitura pela 6ª vez, alegou que o partido fez um encontro de movimentos sociais para discutir a plataforma e os nomes que comporiam a chapa, mas o Psol já havia fechado os nomes e a chapa com antecedência e propôs que o PSTU aderisse a essa estruturação “Mas nós somos um partido que tem uma tradição na cidade. Então não vamos formar uma simples adesão e sim uma construção conjunta”. Sobre o assunto Maria da Consolação, candidata a prefeitura pelo do Psol relatou que tentaram construir uma candidatura comum na cidade e uma proposta de conjunto, mas infelizmente não conseguiram “Respeitamos pela decisão deles. Fizemos o esforço, mas não foi possível. Respeitamos e continuamos juntos na luta”.

Um fato que causou muitos transtornos na relação entre os partidos, foi a carta aberta do PSTU para o movimento Fora Lacerda intitulado Por uma frente de esquerda socialista em BH. O conflito se instaurou especificamente no parágrafo que diz “Desde já, colocamos a disposição o nome da companheira Vanessa Portugal, companheira com larga trajetória de luta em BH e em nosso estado, para composição dos nomes a serem debatidos e definidos pela frente”.Érico Colen, candidato a vereador pelo PSOL, disse que a carta gerou muito estranhamento, já que não havia acontecido nenhuma discussão anterior com o PSOL e o PCB. E acredita que a postura do PSTU revelada nesta carta aproximou os dois partidos.

Em uma segunda carta aberta, o PSTU diz que inicialmente os companheiros do Psol e PCB avaliaram a frente como necessária e disseram iniciar que assim que houvessem as definições internas iniciariam o diálogos com PSTU. Mas segundo eles, somente em março de 2012 é que PSOL e PCB deram um retorno quanto a proposta dizendo que já haviam criado uma “aliança eleitoral fechada entre si, Psol e PCB”, causando surpresa ao PSTU.

Ricardo Malagoli, assessor de Vanessa Portugal, criticou a postura do Psol, que só convidou o PSTU após a frente Psol- PCB ter sido anunciada. Conta que na reunião em que foram convidados Carlinhos, marido de Maria da Consolação e dirigente do de uma das principais correntes do Psol, afirmou que escolheram essa configuração na frente porque para eles era importante ganhar reconhecimento na cidade. “Ou seja, pra eles era importante ter a Consola na cabeça da chapa”. Malagoli criticou a postura do Psol em ter se afastado do diálogo não ter publicado justificativas para a aliança, para ele, o programa da frente não foi colocado como prioridade. Mas diz que não vêem como um problema moral, pois segundo ele é legítimo que o PSOL queira se construir.

A assessora do PSOL Sara Azevedo, explicou que o lançamento da candidatura própria teve como objetivo a aparição do partido, que nunca disputou em Belo Horizonte. Outra questão, que segundo o candidato Érico Colen, foi muito argumentada nas reuniões internas do Psol e pesou na resolução, foi que tendo Vanessa Portugal encabeçando a chapa poderia não haver participação nos debates, o que segundo ele, não aconteceria caso fosse Maria da Consolação a candidata à prefeita, “já que pela lei eleitoral os veículos de mídia são obrigados a ter os três candidatos mais votados com representantes no legislativo, e somente o PSOL possuí [representantes]”. Érico diz que a ausência no debate seria uma perda muito grande para a esquerda belo-horizontina, já que a exposição nos debates da TV é hoje o maior tempo de TV dos partidos de esquerda. “A Vanessa está sendo impedida de participar dos debates, infelizmente essa é a realidade, se a mídia puder boicotar a esquerda ela fará isso com certeza. Por isso a única opção da frente sair seria com o PSOL na cabeça de chapa e foi o que propomos Maria prefeita, Vanessa vereadora”.

 Por Luiza Diniz, Felipe Rennó e Fernanda Melo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s