Jornais demonstram ‘preferências’ políticas através de suas matérias

Por Francisco Soares e Thiago Fernandes

Na cobertura das eleições para a prefeitura de Belo Horizonte desta terça-feira (2/10), alguns dos principais jornais do Brasil e da capital mineira explanam suas preferências políticas através de matérias.

Confira, abaixo, a análise de cada periódico:

O GLOBO
O jornal “O GLOBO” – que é produzido no Rio de Janeiro – destinou apenas a metade de uma página para as eleições de Belo Horizonte. Na matéria, é demonstrada uma preferência explícita por Márcio Lacerda (PSB), atual prefeito e candidato à reeleição. A repórter (Maria Lima) destina um espaço maior para declarações do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que apoia o concorrente socialista. Ela inclusive utiliza em sua construção textual palavras do vocabulário dos “tucanos” na matéria. O principal exemplo é o termo “desespero”, o qual o ex-governador do estado aproveita para definir as ações da campanha eleitoral de Patrus Ananias (PT). Os candidatos, considerados “nanicos”, não aparecem na publicação.

FOLHA DE SÃO PAULO
Principal periódico do país, a “FOLHA DE SÃO PAULO” destinou um caderno apenas para as eleições deste ano. As matérias foram referentes aos pleitos na cidade sede do jornal, de Salvador – em que é feita uma acusação ao candidato petista Nelson Pelegrino –, de Rio de Janeiro e Campinas.

ESTADO DE MINAS
Na semana que antecede as eleições 2012, o “ESTADO DE MINAS” deu pouco espaço a assuntos políticos em sua capa. Na página, o diário utilizou três chamadas sobre o assunto. A primeira faz referência ao Mensalão, na segunda, é citada a possibilidade de reeleição do prefeito de Viçosa. Na última, o periódico anuncia debate dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que ocorreu na TV Alterosa – veículo do grupo “Diários Associados”, o qual pertence o próprio impresso.

Embora haja uma negligência explícita na capa do jornal, em seu interior a situação é diferente. O EM dedica quatro laudas para abordar as eleições. Na página 4, Patrus Ananias (PT) divide o seu espaço com a coluna de Tereza Cruvinel e a uma chamada para o debate veiculado pela TV Alterosa (SBT em Minas Gerais). A reportagem com o petista, toda em preto e branco, traz a imagem de uma caminhada do candidato no Morro das Pedras – comunidade na região oeste de Belo Horizonte. Ela ainda aborda a intenção de Patrus em oferecer 70 mil vagas a crianças em creches.

A página 5 foi destinada à campanha de Márcio Lacerda (PSB). Além de receber espaço em papel colorido, o candidato a divide com um anúncio. A imagem da matéria traz o quarteto formado pelo senador Aécio Neves (PSDB), o governador Antônio Anastasia (PSDB) e o candidato a vice-prefeito Délio Malheiros (PV), além do atual gestor da capital mineira. O material destaca a intenção de Márcio em fazer uma conexão direta com a sociedade civil em um possível segundo mandato.
Na página de número 7, o jornal mostra uma tendência de haver segundo turno nas eleições das principais metrópoles do estado. Belo Horizonte aparece por fundo nesta reportagem, que aponta uma possível decisão no primeiro turno da cidade, com vitória de Márcio Lacerda (PSB). Candidatos de menor expressão não têm espaços no jornal.

HOJE EM DIA
A capa do jornal apresenta uma foto com o debate dos candidatos na TV Record, que ocorreu na última segunda-feira (1/10). A partir pela imagem desta página do diário, não há nenhum tipo de preferência na política editorial do “HOJE EM DIA”. Na região ‘central’ do jornal, porém, é perceptível o posicionamento do periódico. Há uma clara tendência em benefício de Patrus Ananias (PT).

Na matéria, por exemplo, os autores citam que Márcio Lacerda (PSB) chegou vaiado ao estúdio da TV Record, no bairro Floresta, região leste de Belo Horizonte. O material ainda aponta um suposto clima de “já ganhou” do candidato socialista.

O TEMPO
A capa do periódico é toda voltada para as eleições 2012 e outros assuntos políticos. Na parte de cima, Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT) dividem fotos. Ainda há chamadas para matérias sobre o julgamento dos réus do Mensalão Petista e sobre o pleito betinense.

Na página 5, em matéria assinada por Gustavo Prado, “O TEMPO” revela que o PSDB lidera as pesquisas de voto nas principais cidades de Minas Gerais. Em retrancas menores, o repórter revela a confiança daqueles que estão em posições inferiores em uma virada nesta última semana de eleição.

Na lauda seguinte, o periódico relembra os vídeos de Dilma Roussef (PT) – em que a presidenta enaltece o mandato de Márcio Lacerda (PSB) – e Délio Malheiros (PV) – em que o candidato a vice-prefeito do socialista o acusa de atos ilícitos em sua gestão. De acordo com a matéria, os dois principais candidatos ao pleito prometem não utilizar esses pequenos filmes em suas campanhas. Apesar dessa promessa, os vídeos são amplamente divulgados nas redes sociais.

O diário ainda aponta as estratégias de ambos os candidatos na última semana antes das eleições 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s