Contagem x pesquisas

Antônio, Ricardo, Valdevino

A corrida eleitoral no munícipio de Contagem apontava para a liderança do tucano Ademir Lucas, seguido do petista Durval Ângelo e da candidatura de Carlin Moura que surgia na 3ª posição das intenções de voto de acordo com as publicações dos principais veículos impresso da região metropolitana de Belo Horizonte.

Veja os dados da pesquisa:

Fonte: Jornal Estado de Minas

No dia 13 de setembro, a justiça eleitoral recebeu uma ação protocolada pelo PCdoB. O tribunal proibiu a divulgação de pesquisas eleitorais na cidade de Contagem. O motivo alegado foi que o Instituto Vox Populli, contratato para o levantamento não apresentou a simulação de segundo turno com os candidatos nanicos, que não pontuaram no cenário de primeiro turno, e portanto, sem qualquer chance de chegar à segunda etapa de votação.

A decisão em Contagem, tem caráter liminar. No entendimento da juíza Cláudia Luciene Oliveira, houve uma afronta ao artigo 3º da Resolução 23.364, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto diz que “a partir de 5 de julho de 2012 o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado”.

Para os institutos de pesquisas, o cumprimento às normas é rigorosamente observado no primeiro turno, em que todos os candidatos registrados são listados. No entanto, no segundo turno, os pesquisadores consultam apenas os candidatos que têm chance de avançar para esta etapa. E que este procedimento vem sendo adotado nas duas fases de votação, desde que foram implantadas nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s