Marcio é reeleito prefeito de Belo Horizonte

(Alessandra Nardini, Laura Las Casas, Marcel Beghini, Mariana Viotti e Nathan Godinho)

Marcio comemora vitória com apoiadores em seu comitê (Washington Alves/UOL)

Marcio Lacerda (PSB), da coligação “BH Segue em Frente” foi reeleito  neste domingo (7) prefeito de Belo Horizonte, com 52,69% dos votos válidos. Seu principal adversário, o ex-prefeito Patrus Ananias (PT), da aliança “Frente BH Popular” ficou em segundo lugar, com 40,80%. Segundo o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), o socialista recebeu 643.664 votos, enquanto o petista teve 500.877.

Maria da Consolação (PSOL) ficou em terceiro lugar com 54.530 votos (4,25%), ficando à frente de Vanessa Portugal (PSTU), com 19.908 (1,55%). Em seguida, estão Alfredo Flister (PHS) – 4.691 (0,37%)-, Tadeu Martins (PPL) – 3.728 (0,29%) e Pepe (PCO) – 782 (0,06%).

O resultado foi oficializado pouco depois das 19h, quando militantes, apoiadores e membros da coordenação da campanha já se reuniam no comitê central da campanha, localizado na Av. Raja Gabáglia. O prefeito reeleito, Marcio Lacerda, chegou para a comemoração acompanhado do vice-prefeito eleito, Délio Malheiros (PV), da esposa Regina Lacerda, do governador Antônio Anastasia (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB).

Em seu discurso, Marcio disse que a reeleição é um sinal de que a capital está de acordo com o modelo de gestão que vem sendo aplicado nos últimos anos. “Esta eleição foi uma resposta sonora de sim ao nosso projeto. Agora precisamos ampliar mais a participação popular e focar em melhorias na saúde, educação e na mobilidade urbana”, afirmou.

2014

A nacionalização da campanha em Belo Horizonte, acirrada após uma estridente troca de farpas entre a presidente Dilma Rousseff e o senador — e pré-candidato ao Planalto pelo PSDB — Aécio Neves fez com que o senador comemorasse de forma efusiva o resultado, no comitê de campanha.

Ao lado da irmã Andrea Neves — uma das coordenadoras da campanha de Marcio Lacerda — , disse estar feliz ao lado de Lacerda e Anastasia. “São homens honrados e que muito fazem pela minha terra. Tenho orgulho de estar ao lado deles nesta noite”, afirmou.

Em meio a gritos de “Aécio Presidente”, o senador mineiro cutucou a presidente Dilma Rousseff, que trabalhou abertamente para a vitória de Patrus Ananias. “Minas jamais se curva. Muito pelo contrário, quem decide em Minas é o povo de Minas”, completou.

PESQUISAS

Marcio Lacerda liderou durante o período eleitoral, todos os levantamentos de intenção de voto feitos pelos principais institutos de pesquisa. Entretanto, uma alavancada na candidatura do petista Patrus Ananias na última semana, havia colocado receio na campanha do PSB, que temia a possibilidade de um segundo turno.

Nos últimos dias, o Ibope lançou pesquisa em que Marcio liderava com 55% dos votos válidos, enquanto Patrus aparecia com 40%. Em contraponto à esse cenário, que previa a vitória no primeiro turno, o Datafolha divulgou um levantamento que mostrava um acirramento maior na disputa. Marcio estaria com 50% e Patrus com 43%.

POLARIZAÇÃO

A campanha foi polarizada entre os candidatos socialista e petista, o que dificultou a existência de um segundo turno. O rompimento da aliança entre PSB e PT fez com que a presidente Dilma Rousseff estimulasse Patrus a disputar a prefeitura de Belo Horizonte, que durante mais de 20 anos contou com a presença de petistas – gestões de Patrus Ananias, Célio de Castro (que se filiou ao PT ao final de sua gestão, Fernando Pimentel e Marcio Lacerda.

CÂMARA

Assim como durante o seu mandato, Marcio Lacerda deverá ter maioria na Câmara Municipal. Em um cálculo em que se excluem os vereadores eleitos por PT, PCdoB e PMDB – siglas que apoiavam Patrus -, o prefeito eleito contaria com o apoio de 32 dos 41 parlamentares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s