Eleições do 2º turno em Minas Gerais – análise de cobertura dos portais mineiros

Por Gabriel Gama

As cidades de Montes Claros, Contagem, Juiz de Fora e Uberaba elegeram seu respectivos prefeitos no último domingo (28/10). Os municípios mineiros eram os únicos do estado que necessitaram do 2º turno para definir o pleito. Um dia após as eleições, os principais veículos de comunicação de Minas Gerais (Estado de Minas e Hoje em Dia) destacaram, em seus portais de notícias, as vitórias de cada candidato – todos parlamentares e estreantes no cargo.

O portal O TEMPO Online não fez a cobertura do pós- resultado, apenas publicaram a eleição dos quatro candidatos, no domingo à noite.

Hoje em Dia destacou em seu portal que o PSDB perdeu apenas na cidade de Uberaba no 2º turno em Minas Gerais. Na ocasião, a legenda apoiou o candidato do PSB, Antônio Lerin(FOTO: Enerson Cleiton)

Estado de Minas

O candidato eleito em Montes Claros foi o ex-deputado estadual e empresário do setor de educação, Ruy Muniz (PRB). O jornal ressaltou que a vitória foi a mais “apertada” dentre as cidades do estado que foram para o 2º turno. O veículo iniciou a matéria contextualizando a trajetória de Ruy Muniz até a eleição, ao destacar o fato do político não ter entrado como favorito na disputa. O Estado de Minas também abriu espaço para o novo prefeito esclarecer o apoio político recebido durante o 2º turno e falar de suas propostas.

Em Contagem, o jornal priorizou a informação de uma possível aliança entre o eleito, Carlin Moura (PCdoB), com o PT, do derrotado Durval Ângelo. No lead, o veículo introduz com as informações estatísticas da vitória do candidato. Logo depois, o repórter explica, com as declarações de Carlin, como será a transição para o novo governo e os projetos que virão a ser implantados. O destaque principal fica a cargo da possibilidade do PT, que governou durante oito anos seguidos na cidade, fazer parte do secretariado do novo prefeito.

Na cobertura da cidade de Juiz de Fora, o Estado de Minas destacou a vitória de um ex-aluno da Universidade Federal sobre a ex-reitora da instituição. Bruno Siqueira (PMDB) venceu Margarida Salomão (PT) no segundo turno da disputa do quarto maior colégio eleitoral de Minas Gerais. No lead, o veículo fez um breve resumo do que os dois candidatos faziam na UFJF, quando eram contemporâneos na universidade. Durante a matéria, o veículo abordou os dois pontos de vista – do vencedor e da derrotada – após o resultado final. O jornal publicou a declaração de Margarida e deixou claro o futuro político dela para o leitor. Quanto ao novo prefeito, houve um destaque para a trajetória política de Bruno e os novos desafios à frente de Juiz de Fora.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a diferença de votos foi de apenas 4,2 mil. O veículo destacou o triunfo de Paulo Piau (PMDB), após uma disputa acirrada com Antônio Lerin (PSB). O jornal deu destaque as propostas do novo prefeito e abriu uma retranca dando destaque a políticos de “peso” que acompanharam de perto as eleições na cidade. O veículo trouxe a informação das presenças do vice-presidente da República, Michel Temer; do presidente nacional da legenda, Valdir Raupp, senador por Roraima; do senador Clésio Andrade e do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Fernando Pimentel.

Carlin venceu com quase 66% dos votos válidos. Candidato do PCdoB foi apoiado pelos tucanos, mas quer aliança com o PT em seu mandato (FOTO: Edésio Ferreira/DA Press)

Hoje em Dia

Diferente da cobertura feito pelo Estado de Minas, o Hoje em Dia optou em tratar o tema dos candidatos eleitos com um outro viés. A pauta foi a vitória do PSDB sobre a legenda rival, PT, nas quatro cidades mineiras que foram para o 2º turno, ou seja, em âmbito estadual.

VEJA A MATÉRIA: PSDB ‘vence’ no 2º turno em Minas, mesmo sem disputar

O partido tucano apoiou os políticos vencedores das cidades de Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros e saiu derrotado apenas em Uberaba. A matéria ainda abriu uma retranca abordando também a queda no número de prefeitos eleitos da legenda em Minas Gerais, em comparação com o ano de 2008. Naquela ocasião, o PSDB conseguiu eleger 158 prefeitos, 16 a mais que nesta eleição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s