Análise das reportagens veiculadas em alguns portais no dia 29 de outubro, sobre o resultado do segundo turno nas capitais, e também nas outras cidades.

 Por,  Leandro Vita.

Análise do Jornal Hoje em Dia

 

Em relação ao segundo turno das eleições nas capitais.

 

Reportagem, Título: Peemedebistas mantêm capilaridade pelo país

O jornal não enfatizou as eleições especificamente nas 16 capitais que tiveram 2º turno. O destaque dado foi ao numero de prefeituras que os partidos passaram a deter após o fim das eleições, no qual o PMDB, saiu com o maior numero de prefeituras. A reportagem também destaca a quantidade de prefeituras que o PMBD disputou no segundo turno, que foram, 15, e qual o seu desempenho nessas 15 cidades.

As informações que o portal do Hoje em Dia utilizou foram extraídas do Jornal: Estado de São Paulo.

 

Análise do Jornal O Tempo

 

Em relação ao segundo turno das eleições nas capitais.

 

Reportagem, Título: Base Afinada: 2014 é em 2014.

O jornal não aborda especificamente os resultados nas capitais. A análise feita é em números absolutos ou seja, de toda a eleição. Uma das reportagens destaca o crescimento do PSB a frente das prefeituras, sendo entre os 3 partidos(PT, PSB, PSDB) postulantes a presidência da republica, isso segundo a reportagem, o partido que mais cresceu em números percentuais. A reportagem também destaca as 3 vitórias do PSB em 3 capitais no qual disputou com o PT, que é seu aliado na esfera federal. A reportagem também conta com a fala dos representantes do PSB e do PT, no qual analisam os resultados das eleições e respondem sobre as especulações sobre o pleito de 2014.

 

 

Análise do Jornal Folha de São Paulo

 

Reportagem, Título: Cresce a pulverização do poder nas grandes cidades.

O jornal destaca a pulverização do poder político nas grandes cidades do país. Há uma análise geral considerando as 85 cidades mais importantes do país, e também há uma análise em que se discute os resultados das eleições nas capitais, no qual  controle das legendas nessas cidades, ou seja, os partidos, saltaram de 9 para 11 legendas, considerando todas as capitais do país.

Também se destaca os partidos que perderam terreno entre o grupo dessas 85 cidades, como o PMDB. Há também a observação de que a oposição ganhou terreno, principalmente quando se analisa as capitais.

 

Análise do Jornal O Globo

 

Reportagem, Título: Após segundo turno, capitais nas mãos de 11 partidos.

 

O jornal, assim como a Folha de São Paulo, destaca a pulverização do poder só que com o foco nos resultados nas capitais do pais. A reportagem analisa os desempenhos dos partidos, destaca o PSB  como o partido que cresce e se destaca nessas eleições, e o PMDB, que apesar de comandar a maioria das prefeituras do pais, perdeu espaço.

Há também uma análise por parte de um cientista político, que destaca o equilíbrio nas eleições municipais, as percas por partido e suas consequências, e tendências para as próximas eleições.

 

Análise do Jornal Estado de Minas

 

Reportagem, Título: PT e PSDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos no segundo turno.

 

Dentre as reportagens do jornal, há uma que diz respeito aos resultados das eleições no segundo turno de forma mais específica. A análise é a de que o PT e o PSDB, foram os partidos que mais elegeram prefeitos nesse segundo turno. Há também informações de como foram o desempenho dos partidos que disputaram as eleições nos 50 municípios em que houve o segundo turno.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s